Respirar bem reduz o estresse

Quando respiramos bem nosso corpo funciona em perfeita harmonia. Órgãos, músculos, nervos tende a manter-se em perfeita sintonia. Por conta disso, especialistas afirmam que a respiração profunda e correta é o mecanismo mais rápido para o gerenciamento do estresse.

 

Entre os benefícios desse ato estão: o controle dos batimentos cardíacos e a liberação de hormônios, como a endorfina, responsável em aliviar a tensão, oferecendo fortalecimento ao sistema imunológico, o que colabora no combate às doenças.

 

Em recente divulgação, o site Saúde IG divulgou um estudo da Escola de Medicina de Harvard no qual especialistas ensinam algumas técnicas rápidas para amenizar o estresse e relaxar em apenas três minutos, utilizando corretamente a respiração. E a melhor parte disso é que você pode praticar esse método em qualquer lugar. Confira e comece a praticar já:

 

Em um minuto

  • Coloque uma das mãos na barriga, logo abaixo do umbigo, para sentir o movimento dela durante a respiração profunda.
  • Inspire em três segundos e expire em outros três segundos.
  • Para ajudar no ritmo, enquanto é realizada a inspiração pense na frase “eu estou”.
  • Já na expiração, mentalize a frase “em paz”.
  • Repita estes movimentos por um minuto.

 

O exercício pode ser feito sentado, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, as pernas descruzadas e os pés totalmente apoiados no chão.

 

Em dois minutos

  • Conte lentamente de zero a dez. A cada número, faça uma respiração completa, inspirando e expirando. Por exemplo, inspire profundamente, dizendo “dez” mentalmente.
  • Expire de forma bem lenta repetindo o mesmo número.
  • Entre um algarismo e outro, aumente o espaçamento, reforçando a respiração. Isso evita possíveis tonturas.
  • Repita a sequência três vezes, sentado e com as costas eretas.
  • Relaxe os ombros e deixe as mãos soltas e abertas, apoiadas nos joelhos.

 

Em três minutos

  • Sentado, deixe todo o corpo solto.
  • Relaxe os músculos faciais e permita que a mandíbula fique levemente aberta.
  • Solte os ombros e empurre os braços para baixo. As mãos também devem ficar soltas, com os dedos entreabertos.
  • Descruze as pernas e coloque os pés no chão.
  • Sinta as coxas afundarem na cadeira, colocando todo o peso do corpo nas panturrilhas.
  • Inspire e expire lentamente por três minutos.

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Segurança em postos de combustível

A segurança do trabalhador é importante em qualquer setor de atuação, mas o trabalho desenvolvido em postos de combustível requer uma atenção especial ao considerarmos a natureza inflamável dos produtos comercializados no estabelecimento. Em âmbito nacional, a atividade dos trabalhadores, frentistas, em postos de combustível é regulamentada pela NR 20 do Ministério do Trabalho (MT), que trata da Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Para não enfrentar problemas com a falta de segurança, exposição dos frentistas à riscos, é preciso ficar atendo às normas que regem essa atividade e segui-las à risca, visando o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos. Esse importante conjunto de medidas, quando adotadas corretamente, proporciona proteção à saúde e a segurança do trabalhador e o valoriza em seu ambiente de trabalho.

 

Para pensar em segurança neste ambiente com inflamáveis e combustíveis, é preciso que, especialmente o gestor do posto, leve em consideração os riscos existentes, que são, entre outros:  a exposição a riscos de incêndio e de explosões, que podem ocorrer em função de eventuais falhas nas operações ou nos sistemas de abastecimento e as possibilidades das intoxicações e das contaminações, seja pela inalação, seja pelo contato dos produtos com a pele dos colaboradores.

 

Diante disso, especialistas em Segurança do Trabalho recomendam a realização periódica da análise do risco. A partir dela, é possível antecipar, reconhecer e avaliar as possibilidades de ocorrências e, por consequência, controlá-las ou minimizá-las.

 

Outra recomendação no tocante aos riscos em postos refere-se o uso de EPIs e EPCs. De acordo com a NR 6 do MT, os equipamentos de proteção obrigatórios em postos de combustível são: macacão, botas, avental, luvas ou creme protetor para as mãos e aqueles previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa. O uso desses equipamentos varia de acordo com a função do trabalhador e devem ser exigidos pelos gestores aos frentistas.

 

Entre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) estão os extintores de incêndio, chuveiro lava olhos, kit de primeiros socorros e placas sinalizadoras de alerta e segurança com indicações do tipo “é proibido fumar”, “desligue o motor”, “desligue o celular” e “inflamável”, que valem também para orientar os clientes e visitantes do estabelecimento.

De acordo com especialistas, para garantir a segurança nos postos de abastecimento, também é preciso, além de treinar, acompanhar diariamente o cumprimento do que for estabelecido. Com a fiscalização das normas de maneira instrutiva, os colaboradores passam a perceber que o que está sendo exigido não é uma “implicância do patrão”, mas significa a adoção de medidas que podem evitar danos à saúde.

 

Por fim, o mais importante neste contexto é que todos, funcionários e gestores, compreendam que cumprir as normas estabelecidas ainda é uma das formas mais eficazes de garantir a segurança de quem trabalha ou frequenta os postos de combustível.

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Pensar positivos torna a vida melhor

Ser humano é especialmente confuso. Há dias em que acordamos felizes e motivados e há outros em que desejamos não levantar da cama para nada. Nesses dias difíceis é comum sermos atingidos por um ataque de pessimismo e ficarmos cegos diante da possibilidade de ver os aspetos positivos da vida e tornar-se um otimista.

De acordo com alguns especialistas em motivação, há hábitos positivos que permitem criar uma perspectiva mais otimista e positiva sobre a vida. Essa perspectiva positiva pode ser adquirida por meio de novos hábitos, entre eles, a mudança na forma como pensamos sobre nossa existência: ter pensamentos que elevem o estado de espírito e uma abordagem mais positiva e otimista dos elementos do cotidiano.

Confira abaixo alguns benefícios do pensamento positivo. Lembre-se que esses benefícios podem ajudá-lo a motivar-se ainda mais para pensar positivo de forma constante:

  • Aumento da expectativa de vida.
  • Taxas reduzidas de depressão e angústia.
  • Maior resistência aos resfriados comuns.
  • Melhora do bem-estar físico e mental.
  • Melhora das habilidades de enfrentamento durante os períodos de estresse.
  • Maior naturalidade para formar relações e fortalecer vínculos.

Possibilidades e soluções

Ao decidir adotar uma visão positiva sobre a vida, você começará a abandonar um estado de ânimo negativo e a encarar a vida como algo cheio de possibilidades e soluções, em vez de preocupações e obstáculos. Siga estes passos para aprender a pensar mais positivamente:

  • Decida pensar de forma mais positiva. Isso o ajudará a assumir o controle da vida e a tornar as experiências diárias mais agradáveis, além de beneficiar a saúde física e mental, assim como a sua capacidade de lidar com mudanças.
  • Desafie os pensamentos negativos. Mesmo que tenha passado a maior parte da vida pensando negativamente, você não precisa continuar sendo uma pessoa negativa. Uma forma de desafiar a mentalidade negativa é sendo objetivo. Anote o pensamento negativo e pense em como você reagiria se alguém o compartilhasse com você. É provável que você consiga refutar objetivamente a negatividade de outra pessoa, mesmo que ache difícil fazer isso por si mesmo.
  • Mantenha um diário para refletir sobre seus pensamentos. Isso permitirá que você observe as coisas com distanciamento e avalie padrões de raciocínio.  O diário pode possuir o formato que preferir.  Você pode fazer uma lista dos cinco pensamentos negativos e positivos mais frequentes naquele dia. Dê-se tempo e oportunidades para avaliar e refletir sobre as informações do diário. Se escrever todos os dias, você poderá refletir ao final de cada semana.
  • Assuma a responsabilidade por suas atitudes. Você é o único responsável pelos pensamentos que tem, e a forma como encara a vida é uma escolha. Assim, você poderá optar por uma perspectiva mais positiva em seu cotidiano.

 

 

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